Nos dias 9 e 10 de abril, artistas e gestores culturais terão a oportunidade conhecer as tendências que foram destaque no festival, o maior em inovação e criatividade
SP House no SXSW 2025 / Crédito: Divulgação
Nos dias 9 e 10 de abril, o Teatro Sérgio Cardoso, vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP) e gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), receberá duas atividades gratuitas de extensão do SWSW 2025, maior festival de inovação e criatividade do mundo, realizado em março, em Austin, no Texas (EUA).
Na quarta-feira (9), às 10h30, o espaço recebe um painel onde sete profissionais que estiveram na edição de 2025 do evento, especialmente para as ações na SP House, compartilham, cada um em sua área, um pouco das conversas e tendências que foram destaque no festival. Entre os temas da conferência estão Design, Experiência de Marca, Cultura, Engajamento Governamental, Moda, Startups e Criação em Cinema e TV.
Já na quinta-feira (10), à s 20h, o projeto “Revela Kimera e O Choro da Mantiqueira” apresenta uma coreografia em processo, de EmÃlio Rogê. Trata-se de uma interação entre a performance e o público, por meio da instalação da obra “Montanhas que choram”, de Luiza Gottschalk. A dança nasceu em 2024, durante o desfile da coleção “Revela Kimera”, de HeloÃsa Faria, na São Paulo Fashion Week, e ganhou corpo no SXSW 2025. A linha é inspirada no Revelando SP, maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo. Após a apresentação, haverá uma roda de conversa e, em seguida, a exibição de dois mini-documentários produzidos por Rubens Crispim.
Os eventos são uma contrapartida ao projeto “Amigos da Arte no SXSW”- PRONAC: 2411742, uma produção da APAA com apoio da SCEIC-SP e realização do Ministério da Cultura.
SERVIÇO
9 de abril, quarta-feira, Ã s 10h30
APAA no SXSW 2025 – Painel de Tendências
Entrada Gratuita
Participantes: Glaucio Franca (diretor geral da APAA), Julia Saluh (head de Relações Internacionais na InvestSP), Tadeu Jungle (roteirista, fotógrafo e diretor de cinema, TV e realidade virtual), Renato Barreiros (superintendente das Fábricas de Cultura), EmÃlio Rogê (artista interdisciplinar e especialista de criação da APAA), Heloisa Faria (estilista de moda autoral e sustentável) e Tico Canato (artista visual, grafiteiro e diretor de arte).
10 de abril, quarta-feira, Ã s 20h
APAA no SXSW 2025 – Roda de conversa, coreografia e documentário
Entrada Gratuita
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.