PUBLICIDADE

São Paulo / Gente

A Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo em razão da Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel. Neste ano, em sua 14ª edição, ela acontece de 5 a 9 de maio de 2025, com atividades gratuitas, presenciais e on-line.

O tema central desta edição é “Todas as Vozes, Todas as Histórias”. Seria o mesmo que dizer “ler é incluir”. Ou seja, será uma Semana de Leitura voltada a tudo que envolve a todos: doenças atípicas, imigrantes, autismo, LGBT, deficiências de todos os tipos. A ideia é  mostrar que a leitura e a escrita unem as pessoas, transformam comunidades, incluem.

Pelo quarto ano consecutivo, a abertura da Semana será no Theatro Municipal de São Paulo, e esse ano será no dia 5 de maio, às 13h. São esperados mais de 1.000 alunos da rede pública, além de professores e bibliotecários. Importante ressaltar que muitos deles nunca assistiram a uma peça de teatro ou mesmo têm acesso à lazer e cultura. Escritores conhecidos do grande público também são esperados como espectadores e, também, como participantes.

Na entrada do Municipal, o acolhimento aos presentes será feito por alunos das Salas de Leitura da Rede Municipal de Ensino, e o evento terá atrações diversas como:

– Apresentação do Coral da DRE Guaianases

– Escritora Tati Oliveira –autora do livro “A menina feita de nuvens” – Ela vai falar sobre o processo criativo, inspirado na filha que tem vitiligo e sentia vergonha. O livro a ajudou a superar o bullying e a levantar a autoestima. Já fez palestras em outros lugares, como no SESC

– Escritor Sérgio Vaz

– Orquestra Acadêmica SYMPHONIA, sob a regência do maestro Anderson Carnizello. O maestro é deficiente e tem visão monocular,. Na orquestra também temos outro músico deficiente e um músico no espectro autista.

– Apresentação musical e teatral das AELs (Academia Estudantil de Letras)

– Apresentação do Ballet da EMEF Amadeu Mendes

“O objetivo da Semana de Leitura é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades. Para este ano estão programadas dezenas delas que envolvem contação de história, sarau, teatro, roda de leitura, musical, biblioteca itinerante, palestra, bate-papo com escritor, visita guiada e muito mais”, explica o vereador Eliseu Gabriel.

Embora a programação divulgada seja realizada pelo gabinete do vereador e pelas três secretarias municipais, qualquer organização, pública ou privada, pode preparar atrações para essa semana de comemoração. “A ideia é justamente difundir a lei da Semana de Leitura para que ela possa ser aplicada cada vez mais, para um número maior de pessoas. Integrar a comunidade nessa ação é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, diz Eliseu.

Importantes nomes da literatura já passaram pelas edições da Semana, em outros anos, como os autores Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira, Ilan Brenman, Heloísa Pires Lima, Maurício de Sousa, Bete Cardoso, Ricardo Viveiros, Beto Junqueyra; César Obeid, Rodrigo Libânio, Roberto Torero, Marcos Martinz, Cristino Wapichana; o cordelista Marco Haurélio; os influenciadores em Educação, Lucas Felpi (nota mil na redação do Enem) e Débora Alladin; Arthur Barros, reconhecido pelo RankBrasil como o mais jovem autor autista do país, e muito, muito mais.

O encerramento da Semana de Leitura acontece em 9 de maio, a partir das 13h, no CEU Vila Atlântica | Rua Coronel José Venâncio Dias, 840 – Vila Jaraguá, com vasta programação também.
A Semana de Estudo e Leitura é realizada pelo mandato do vereador Eliseu Gabriel, em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED). Conta com o apoio de importantes entidades: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP), Serviço Social do Comércio (SESC-SP), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Estrela Cultural, Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem) e Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp).