O Museu Catavento – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, administrado pela organização social Catavento Cultural e Educacional – realiza exposição em parceria ao Museu da Energia de Itu – gerido pela Fundação de Energia e Saneamento – a partir de 25 de agosto. A mostra faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Integração ao SISEM-SP do Museu Catavento.
A exposição “Marie Curie 1867-1934” que conta com 13 painéis sobre a vida dessa grande cientista foi criada em 2011, ano consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Química, em comemoração ao 100º aniversário do Prêmio Nobel de Química, conquistado pela cientista franco-polonesa Marie Curie.
O Consulado Geral da França em São Paulo promoveu naquele ano a mostra temporária “MARIE CURIE 1867-1934” que esteve em exposição no Museu Catavento por um total de aproximadamente 03 meses. Desenvolvida pelo Instituto Curie de Paris, a mostra tem como objetivo levar ao conhecimento público os feitos da cientista, que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e único cientista a ser condecorado duas vezes com o prêmio: um de Física (1903), pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e outro de Química (1911), pela descoberta dos elementos químicos: Rádio e Polônio.
Essa ação foi pensada para os diferentes públicos do Museu da Energia de Itu, e faz parte do Programa de Integração ao SISEM-SP que busca aproximar o Museu Catavento a outras instituições museológicas e centros culturais do estado de São Paulo.
Serviço – Exposição Marie Curie 1867-1934
Período: 25 de agosto a 21 de dezembro de 2021.
Horário: De quarta a sábado, das 10h às 17h.
Local: Museu da Energia de Itu.
Classificação indicativa: Livre para qualquer idade.
Capacidade: 10 pessoas por horário (necessário agendamento prévio).
Endereço: R. Paula Souza, 669 – Centro, Itu.