Humorista cearense faz sucesso na internet vivendo personagens de várias classes profissionais
Em casa, as irmãs já davam sinais do que viria pela frente. Desde garoto, Fran era a alegria da família, fazendo graça e arrancando risos de todos. Mas, ele próprio não se via tão engraçado assim. Até que se rendeu às evidências e mergulhou de vez na criação de personagens. Deu certo.
Hoje, aos 36 anos, o humorista e dublador Fran Mendes experimenta o sucesso na internet, mas com os pés no chão. Até porque, em paralelo às aparições nas redes, ele mantém outras atividades profissionais. “Eu não me via fazendo humor. Comecei tarde no Instagram – aos 30 anos, mais ou menos – quando gravei humor pela primeira vez. Hoje, meu mundo é de fato o humor”, conta ele, com o aval de quase milhão de seguidores nas páginas https://www.instagram.com/tv_fran/ e https://www.instagram.com/franmendys/.
Fran gravava vídeos com situações curiosas (e críticas) sobre profissões para o Instagran. “Eu dava vida a opiniões que as pessoas não podiam dar na vida real”, diz. Usava motes do tipo “se eu fosse caixa”, “se eu fosse médica”, até que um dia fez um como professora. “Nenhum vídeo havia bombado tanto quanto esse: na época foram mais de 400 mil visualizações, vários compartilhamentos e muitas curtidas. Foi impactante. Resolvi usar meu nome para representar a classe e surgiu a ‘Tia Fran’ (https://www.instagram.com/p/C7fFa_-uvEt/)”. De pronto, a performance foi bem recebida pelos seguidores.
Nos vídeos, o humorista mostra situações enfrentadas pelos educadores em geral, tendo como pano de fundo a sátira com a realidade. Recentemente, uma docente seguidora de Fran comentou: “É a realidade nas escolas. Infelizmente não podemos colocar no relatório aquilo que queremos, temos que procurar palavras bonitas…”
Fran Mendes não parou mais. Fãs da área da Saúde pediram que criasse um personagem ligado à Medicina. Surgiu então a Dra. Cristina, outro sucesso no perfil. Depois vieram a Manicure Djé, a cabeleireira Lucinha, a diarista Creuza… “Procurei fazer um mix de personagens, de conteúdo. Trabalho muito a questão do respeito entre as classes profissionais, porque tenho seguidores de todo o Brasil”.
Formado em Administração, pós-graduado em Gestão de Pessoas, Fran chegou a cursar três semestres de Engenharia Civil. O humorista de Pacujá (município do Ceará, com pouco mais de 6 mil habitantes) trabalha em Sobral como administrador de obras, mas dedica boa parte do tempo para produzir vídeos, que ele mesmo roteiriza, cria as falas e edita.
“Nunca saí da minha bolha, que é o humor e não me vejo de outra forma. Tem sido difícil, mas é um sonho, e a gente não pode abrir mão disso”. Aos que ainda não o conhecem, Fran deixa um recado: “Me siga na conta oficial e deixe sua vida mais leve. Bora rir?”