A exposição atual do MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) agora tem um catálogo oficial em livro. Adotando o nome da mostra inaugurada em 2023, “Tempos Fraturados” foi publicado pela Edusp em edição bilíngue, com textos em português e inglês.
Os ensaios reunidos na obra estão relacionados a três eixos principais: história institucional, experiências coletivas e experiências subjetivas. O material aborda a exposição de acordo com os agrupamentos das obras expostas, intitulados “Inconsciente (não) livre”, “Guerra fria”, “Resistência”, “Êxodo”, “Retrato” e “Apropriação e Violência”.
Há textos escritos por curadores do MAC USP, por convidados e por um comitê consultivo formado por especialistas brasileiros e internacionais. O livro foi organizado por Ana Magalhães, Helouise Costa e Marta Bogéa, que também contribuíram com seus ensaios.
A publicação e a exposição buscam marcar uma posição de enfrentamento e de atualização do acervo do museu, trazendo questionamentos quanto ao modo de construção da história da arte brasileira.
Em meio às novas perspectivas historiográficas investigadas em “Tempos Fraturados”, surgem agentes históricos frequentemente invisibilizados, como povos indígenas, mulheres e negros, trazendo à nota indagações sobre quais grupos e indivíduos produzem essas obras e quais são representados nelas.
Idealizada para comemorar os 60 anos do MAC USP, a mostra estará em exibição até 2028. O título “Tempos Fraturados” é inspirado em uma coletânea de ensaios de Eric Hobsbawm nos quais o historiador reflete sobre arte e política.
O lançamento do livro “Tempos Fraturados” está marcado para dia 10 de abril, às 18 horas, na Livraria do Mac. Não perca!
Serviço:
Lançamento de “Tempos Fraturados”
Livraria da Edusp no MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo)
Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – São Paulo/SP
Data e Hora: 10 de abril (quinta-feira), a partir das 18h