PUBLICIDADE

São Paulo / Cotidiano

Criação do humorista Fran Mendes retrata rotina das profissionais, mas “não leva desaforo pra casa”

Por definição, uma (ou um) diarista é a pessoa que presta serviço doméstico de forma eventual, considerada pela legislação previdenciária como autônoma e não empregado doméstico, como muitos confundem. E essa classe ganhou uma defensora ferrenha: a diarista Creuza, personalizada pelo humorista cearense Fran Mendes, conhecido por homenagear várias profissões.

Creuza

A “Creuza” – com Z, que é pra causar impacto já no nome – é mais uma personagem que criei para representar uma profissional muitas vezes explorada pelos patrões. E por quê uma diarista? Minha mãe, por muito tempo foi diarista; minha irmã trabalha assim até hoje e minha sogra também. São três mulheres fortes, porque ser diarista hoje em dia é um trabalho cansativo, pesado e que as pessoas recebem pouco por tanto que fazem”, avalia Fran.

A personagem foi criando forma a partir de conversas que o humorista tinha – e ainda tem – com familiares. “Minha sogra, por exemplo, está deliciosamente desbocada, fala o que pensa, o que vem na cabeça… E Creuza nasceu com essas características também: uma diarista que não leva desaforo pra casa, que se for preciso bate de frente com o patrão. É autêntica, como tantas outras que conhecemos”, acrescenta o humorista.

Fran Mendes nasceu na pequena Pacujá (CE) e hoje mora em Sobral. Trabalha com humor e dublagens há pouco mais de 6 anos na internet (https://www.instagram.com/franmendys/), somando suas redes sociais, já conquistou cerca de um milhão de seguidores em todo o país. Além de Creuza, outras criações fazem sucesso como a professora Tia Fran, a médica dra. Cristina, a manicure Djé, a cabeleireira Lucinha e outras, que certamente ainda virão.