PUBLICIDADE

arte & cultura

Ceramista brasileira que já expôs no Vaticano, Louvre, Bienal de artes da Argentina e Museu de Menem na Turquia, une arte e praticidade em peças que estimulam encontros entre família ou amigos

Flavia Pircher. Crédito: Black Shot

O novo trabalho da ceramista brasileira Flavia Pircher transforma a simplicidade da argila em um reflexo profundo de sua jornada de vida, explorando as conexões entre natureza, relações humanas e a cura proporcionada pelo ato de criar. Batizada de Curauma, a coleção foi inspirada em uma residência artística que a artista fez no Centro De Arte Curaumilla, em Valparaiso, Chile.

Flavia foi cativada pelas cores e formações da terra – veios e sedimentos que contam histórias de milhares de anos. Essa experiência, marcada pela observação da natureza e pelo aprendizado contínuo, tornou-se uma metáfora de sua vida e de sua arte: camadas de saberes e vivências que se acumulam e enriquecem o presente. A AMAZZE, espaço de curadoria de arte no Prédio das Heras, no Itaim, em São Paulo, será o palco do lançamento da coleção no dia 26 de abril. Depois disso, a coleção será exposta no Hotel ORT, situado numa reserva florestal, em Campos do Jordão (SP).
“Uma das características marcantes desta coleção foi manter o tom da argila mesmo, com esmalte transparente ou cera de carnaúba para impermeabilizar os poros das peças com argila preta, por exemplo”. Para chegar aos tons desejados, Flavia usou combinações de argila branca, off white, preta e doce de leite. “As primeiras peças que comecei fazendo foram as esferas. São formas simples, porém muito complexas de serem feitas, pois se houver qualquer linha fora do lugar, qualquer interferência na simetria, aquilo não é mais esférico, torna-se oval, por exemplo”, detalha Flavia.

Esferas e castiçais da Coleção Curauma. Crédito: Divulgação Black Shot

 

O nome Curauma é um trocadilho com o nome do lugar onde surgiu a inspiração e tem o significado de ‘curar a alma’. A artista se baseou na percepção do que, em sua visão, faz bem para a alma: “A mim é a companhia das pessoas queridas, da família, dos amigos, os bons momentos que partilhamos juntos, ao redor da mesa, dividindo a comida e as risadas”, detalha. Por esse motivo, a coleção tem também uma funcionalidade que vai além da estética: traz pratos diversos, bowls, difusores, petisqueiras, e outros itens que podem ser usados em festas, jantares ou mesmo cafés da tarde em casa. “Também foram pensados para para curtir momentos no jardim ou varanda ou outros espaços para relaxar nos ambientes, por exemplo, compondo a tríade relações, natureza e trabalho”, finaliza.

 

Serviço:

Lançamento da Coleção Curauma de Flavia Pircher

Local: AMAZZE, Prédio das Heras, Rua Joaquim Floriano, 111, sala 11, Itaim Bibi, São Paulo.

Horário: das 10h às 16h

RSVP para Imprensa: rodrigo@rpdoisponto.com e mariana@rpdoispontos.com 

 

Sobre Flavia Pircher

Ceramista há 21 anos, possui um ateliê há 17, em Vinhedo (SP). É graduada em Pedagogia e em Direito. Possui especialização em Artes Visuais e Midialogia pela UNICAMP. Atualmente, faz mestrado em Artes Visuais na USP, integra o grupo de pesquisa sobre Impressão Gráfica em Cerâmica Contemporânea na UNA – Universidade de Buenos Aires. Já participou de residências artísticas no Japão, Índia, Áustria, Alemanha e Taiwan. Também dá aulas de modelagem manual e de torno elétrico, além de possuir o canal Cerâmica em Casa no Youtube, no qual dá aulas online, bem como um perfil no Instagram no qual apresenta seus produtos, dicas de como fazer arte em cerâmica, técnicas, workshops, cursos e outros assuntos. Mais informações no site.