PUBLICIDADE

São Paulo / Meio Ambiente

Vereadores Renata Falzoni (PSB), Marina Bragante (REDE) e Nabil Bonduki (PT) protocolcaram projeto de Vagas Verdes para a cidade, no último dia 02 de abril

Vereadores da Frente Parlamentar de Direito à Cidade Sustentável: Enfrentamento e Adaptação Climática protocolaram na Câmara o PL 378/2025 no último dia 02 de abril, propondo Vagas Verdes para a cidade de São Paulo. Em poucas palavras, a proposta é criar alguns espaços permeáveis nas ruas, com grama e árvores, ocupando espaço semelhante ao de um veículo estacionado. Esta simples ideia pode minimizar diversos problemas urbanos, como enchentes, ilhas de calor e perda de biodiversidade.

Renata Falzoni (PSB), Marina Bragante (REDE) e Nabil Bonduki (PT) explicam que o projeto deve ser colocado em prática em linha com as estratégias e ações previstas no Plano Municipal de Arborização Urbana. A substituição de vagas de estacionamento nas ruas por vagas verdes irá reduzir a temperatura local, criar áreas de sombra, além de reter a água da chuva e melhorar a qualidade do ar.

A iniciativa se inspira em práticas internacionais, como a proposta de Paris, que prevê substituir 60 mil vagas de estacionamento por áreas arborizadas para ampliar espaços livres de carros e promover a sustentabilidade. Em São Paulo, a previsão é que as vagas devam atingir a proporção ideal de 20% do comprimento de quadra elegível à sua implementação

Além de serem um apoio ao combate às enchentes e redução da temperatura média no local, as Vagas Veres também visam promover a biodiversidade urbana A implementação de plantas nativas, abrigos artificiais para pequena fauna e estruturas de biótopos busca recriar microambientes naturais, promovendo a diversidade da flora e da fauna locais. Essa ação é essencial para a manutenção da biodiversidade e para a adaptação da cidade às mudanças climáticas.

Os vereadores apontam ainda que a medida irá proporcionar espaços de convivência para a população, promovendo a qualidade de vida nas regiões atendidas. A instalação de bancos e mesas, previstos no projeto para estes locais, vai criar áreas convidativas ao descanso e à interação social.

A proposta, ainda prevê mecanismos de compensação ambiental que permitem a manutenção e expansão das Vagas Verdes a partir de Termo de Compromisso Ambiental, exigidos pela administração.