A Secretaria Municipal de Educação (SME-SP) encaminhou um ofício para a pasta estadual com os nomes das 50 escolas escolhidas pela prefeitura. Todas elas passam a contar com a gestão do município e apoio do Estado a partir de agosto deste ano.
Esse projeto tem como objetivo atuar em unidades escolares que atendam estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. A previsão é atender 25 escolas neste ano e alcançar mais 25 instituições até 2025.
O critério para escolha das unidades também é priorizar aquelas regiões que não possuem escolas municipais. A Zona Leste concentra 21 instituições, seguida da Zona Sul com 11, da Norte com 7, do Centro com 6 e da Zona Oeste com 5.
Dentre as medidas previstas estão a responsabilização por manutenção de professores de qualidade; auxilio nos recursos financeiros e patrimoniais. Além disso, existem os serviços de apoio ao estudante, como créditos para material e uniforme; Transporte Escolar Gratuito (TEG); merenda; limpeza; e manutenção predial.
As 50 escolas somam 24.895 matrículas, 100% delas dos anos finais do fundamental. A Prefeitura de São Paulo é responsável por 720 mil matrículas da educação básica.