A cidade de São Paulo aplica nesta segunda-feira (20) a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 28 dias.
Também podem receber o reforço idosos com mais de 80 anos que tenham tomado a última dose do esquema vacinal há ao menos seis meses.
Além desses grupos, podem tomar a primeira dose do imunizante adolescentes a partir de 12 anos, que precisam estar acompanhados pelo responsável no momento da vacinação.
Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável. A vacinação deste grupo é feita exclusivamente com a vacina da Pfizer.
Os adolescentes seguem sendo vacinados na capital, apesar de o Ministério da Saúde ter publicado, na noite de quarta (15), uma nota técnica mudando a regra e orientando a suspensão da imunização para este grupo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a recomendação: afirmou que não há evidências que justifiquem a alteração do uso do imunizante da Pfizer em todos os adolescentes entre 12 e 17 anos.
(: reprodução)