PUBLICIDADE

São Paulo / Saúde

Os cariocas ganharam mais um posto de vacinação, nesta terça-feira (20),  reforçando o time na campanha contra a covid-19: a quadra da Portela, em Madureira, na Zona Norte da cidade. O novo posto irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo aos públicos definidos no calendário de vacinação do município.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou a importância de um PV na região de grande movimento e circulação de pessoas, para ampliar e facilitar o acesso à vacinação dos grupos prioritários.

“Nossa expectativa é vacinar 25 mil pessoas do entorno de Madureira e ampliar a capacidade de vacinação da região. A parceria entre a SMS e a Portela permitiu a abertura de mais esse PV, justamente na semana mais importante para a vacinação contra a covid-19 na cidade, quando vamos finalizar a imunização das pessoas a partir de 60 anos”, disse Soranz.

O primeiro vacinado do PV da Portela foi Carlos Ribeiro, diretor de destaques da escola de samba de Madureira, que se emocionou ao receber a primeira dose da vacina: “Espero que o enredo deste ano seja comemorando a vacinação para todos”.

Calendário de vacinação

Mais de 1,2 milhão pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 no Município do Rio, representando cerca de 19% da população carioca e 87,3% dos idosos da cidade. Até o próximo sábado, todas as faixas de idades a partir dos 60 anos terão sido alcançadas pelo calendário de vacinação.

“A Prefeitura do Rio tem aplicado as vacinas com o menor tempo possível, com todas as unidades de saúde vacinando intensamente. Estamos perto do índice de 90% dos idosos da cidade vacinados. Esse é o momento de se proteger, porque a covid-19 pode ser muito grave, principalmente para esse público dos idosos. Então, quem conhecer alguém mais de 60 anos que ainda não se vacinou, recomende procurar uma unidade básica de saúde”, frisou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

A partir desta terça-feira até o fim da campanha, também poderão receber a vacinação gestantes com comorbidades preexistentes, de qualquer idade, e que tenham recomendação médica para a imunização. Já na próxima segunda-feira, 26 de abril, inicia o atendimento a outros grupos prioritários, incluindo algumas categoriais profissionais, como trabalhadores da educação (pública e privada) e de forças de segurança, sempre com escalonamento por idade, conforme calendário anunciado.

Para quem já tomou a primeira dose, é importante não faltar à data marcada para o recebimento da segunda dose da vacina, sempre na mesma unidade de saúde. O dia do retorno é informado após a pessoa tomar a primeira dose e é anotado a lápis no comprovante de vacinação.

Os calendários oficiais e locais de vacinação contra a covid-19 no município do Rio estão disponíveis no link: https://coronavirus.rio/vacina

Foto: Prefeitura do Rio